COLUNA IN – 27/03/2020 – Leiam a coluna e saibam das novidades, tudo que vem acontecendo nessa quarentena.

** Aniversários, comemorações, informações sobre quarentena, eventos, serviços, política e muito mais…

__________________________________________

DOGS DAY 5

O maior evento direcionado aos pets está de volta, a quinta edição do Dogs Day chega com muito sucesso e aceitação pelos parceiros e público visitante, o evento acontece novamente no parque Vaca Brava e terá entrada gratuita. Os organizadores Lara Monteiro e Leandro Meireles informam que devido as medidas de segurança, a data ainda não será divulgada, mas afirmam que esta será uma das maiores e bem montadas edições que o evento já teve. O evento tem como objetivo principal a socialização dos animais e tutores, com uma tarde divertida e cheia de parceiros do ramo pet que trazem novidades aos participantes. “A intenção é que todos participem e se divirtam muito, aproveitando o dia para se encontrar com os familiares e amigos. Esperamos poder, logo em breve, anunciar a data do Dog’s Day 5, enquanto isso, sigam todas as normas de segurança pensando em sua saúde e na saúde dos que você ama“, finalizam Lara e Leandro. Sigam o Dog’s Day nas redes sociais: @dogsdaygoiania – Facebook/dogsdaygoiania.

 

ANIVERSÁRIO

O casal Gabriela Vilela e Fabrício Brito (D) receberam os amigos Marco Antonio Chuhay e Liliane, a aniversariante, para um jantar no último dia 13/03, antes do recluso residencial.

 

 

 

Foto: André Cywinsk.

COMEMORANDO EM CASA

O arquiteto Fernando Parrode foi o aniversariante do dia 24/03. Dando exemplo, comemorou em casa com amigos pelas redes sociais. Foto: André Cywinsk.

 

 

 

 

 

CULTURA EM CASA

Sucesso de público na Biblioteca Infantil do Centro Cultural Oscar Niemeyer, a literatura infantil encenada pela atriz Pollyana Bento, que vem lotando o miniteatro desde fevereiro, será realizada online, durante o período de isolamento social para a prevenção contra o coronavírus. A iniciativa é do Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult Goiás). O primeiro vídeo, com a encenação do livro “Gordon, O Gato do Celeiro”, já está disponível no canal da Secult Goiás, no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=wudcj067yTM).

 

COMPULSÃO ALIMENTAR

Durante a quarentena, devemos tomar precações para não ter compulsão alimentar, que é considerado um distúrbio alimentar. O Gastroenterologista Dr. Joffre Rezende Neto e a Psicóloga Carolina Ribeiro informam que a compulsão pode ser observada quando ocorre a ingestão de alimentos em quantidades exageradas em curto espaço de tempo, dificuldade em interromper uma vez começada a alimentação, sensação de culpa após comer sem horários e planejamento, podendo levar a obesidade. Para evitar os riscos de obesidade, durante quarentena devemos fazer atividade física em casa, ter uma dieta equilibrada, comer frutas, verduras, legumes, proteínas e beber água. A Psicóloga Carolina Ribeiro diz que é importante ter um planejamento alimentar, comer somente quando sentir fome, evitar carboidratos, açúcares e refrigerantes.

 

CORONAVÍRUS

Governo federal publica decreto que traz redução temporária para alíquota 0% para álcool gel e outros produtos. A escassez de materiais básicos como álcool gel, máscaras de proteção e luvas no atendimento de pacientes com suspeita do novo Coronavírus (Covid-19), além do desabastecimento de demais insumos essenciais para o combate aos efeitos da pandemia, levaram o Governo Federal a editar o Decreto nº 10.285/2020, publicado no dia 20/03, para reduzir a zero a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). Conforme explica o advogado e consultor jurídico-tributário, Fabrizio Caldeira Landim, “este setor irá crescer muito com a demanda destes insumos e tenderá a elevar a arrecadação de tributos federais, com o PIS/COFINS, IRPJ/CSLL e ICMS. A medida é temporária, e estabelece que, a partir de 1º de outubro de 2020, ficam restabelecidas as alíquotas do IPI anteriormente incidentes sobre os produtos mencionados.

 

LANÇAMENTO

Em parceria com o Kondzilla Filmes, a cantora Maristela Muller lançou no dia 24/03 o videoclipe da sua nova música ‘Por Cima’. O clipe que traz muita sensualidade foi lançado também no canal do YouTube do Kondzilla que possui atualmente mais de 55 milhões de inscritos. O clipe contou com a direção de Gabriel Zerra, mesmo diretor da série Sintonia, sucesso da Netflix e também com a participação do cantor e Dj goiano Bruno Alex que atuou como galã no clipe. A música traz muita autenticidade e em um ritmo envolvente convida todos para a pista de dança. A todo vapor a artista se prepara para lançar mais hits em 2020.

 

DIREITO ÀS HORAS EXTRAS?

A Pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19) tem obrigado os governos a adotarem medidas de distanciamento social, gerando aumento do número de funcionários em regime home office. A Consolidação das Leis do Trabalho, em seu artigo 75-B, define o teletrabalho como a prestação de serviços fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e comunicação, que não constitua trabalho externo, nas funções que forem compatíveis. Em regra, não há controle de jornada por parte do empregador, motivo pelo qual a reforma trabalhista prevê que no teletrabalho o empregado não faz jus ao recebimento de horas extras. Mas é preciso ficar atento, diz Milena Messias, advogada, especialista em direito do trabalho e membro da Comissão de Direito Previdenciário da OAB de Goiás.

 

PREVENÇÃO

Muito se fala de alimentos milagrosos que podem curar doenças, entretanto, não existe estudo comprovado que dê a algum alimento esse poder. A nutricionista Carolina Fernandes Nobre (CRN 10072), explica que a capacidade de passar pela pandemia sem grandes problemas está no fortalecimento da imunidade através da alimentação e de hábitos saudáveis. “Um alimento não impede que você se contamine por um vírus, nem mesmo gripe, mas estar com a saúde em dias pode te ajudar a passar sem ser fortemente atingido”, detalha Carolina.

 

BOAS AÇÕES

Enquanto muitas pessoas estão na quarentena, há uma linha de frente nas ruas e hospitais. São aqueles que estão se arriscando para que a saúde, segurança e limpeza sejam mantidas, e a informação e alimentação não faltem. Por isso, a partir do dia 25/03, a rede TioBák oferecerá, exclusivamente, para profissionais de saúde, segurança, alimentação, limpeza, imprensa e entregadores, seu estrogonofe executivo a um valor simbólico de R$5,00. O prato poderá ser retirado apenas no balcão da loja localizada no Setor Nova Suíça, das 11h às 14h, enquanto estiver mantido o período de quarentena.

 

TELEMEDICINA

Atendimentos on-line avançam no Brasil: Conselhos reconhecem assistência de saúde remota. Conselhos de Nutrição, Medicina, Psicologia e Fisioterapia reconheceram o uso da telemedicina. Em Goiás, dois hospitais já oferecem atendimento à distância com suporte de empresa goiana. Embora o avanço da tecnologia venha abrindo portas para que a medicina chegue a mais lugares há vários anos, a necessidade de restringir o contato social diante da pandemia de coronavírus está provando que a telemedicina, antes vista como algo saído da ficção, já tem lugar importante na vida real. Em Goiás, através do suporte da ConectMed, o Centro Médico Hospitalar Ânima e o Hospital Evangélico, ambos em Anápolis, são exemplos de unidades de saúde que já adotaram o modelo de atendimento remoto. Seguindo essa tendência, o Conselho Federal de Nutrição (CFN) autorizou, até o dia 31/08, a assistência nutricional exclusivamente por meio não presencial e, posteriormente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) também decidiu reconhecer a possibilidade da teleorientação e do telemonitoramento para os pacientes e a teleinterconsulta entre os médicos para troca de informações e opiniões. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) também autorizou teleconsulta, teleconsultoria e telemonitoramento e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) permitiu que os profissionais façam atendimento online sem necessidade de aguardar confirmação de cadastro no e-Psi.

 

EM COLETIVA

Governador rechaçou o tom de menosprezo do presidente da República em pronunciamento feito na noite desta terça-feira. Diante da repercussão do discurso de Bolsonaro, Caiado asseverou que assume a responsabilidade por Goiás e que no Estado não haverá mudança quanto aos decretos. Diante da grande repercussão gerada pelo pronunciamento em rede nacional de Rádio e TV do Presidente da República, Jair Bolsonaro, na noite desta terça-feira (24/3), e das consequentes dúvidas e preocupações por ele suscitadas, o governador Ronaldo Caiado convocou coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (25/3), na qual, de forma direta e categórica, assegurou que as medidas determinadas em seu decreto estão mantidas em Goiás.

Caiado abriu sua fala citando Barack Obama: “Na política e na vida, a ignorância não é uma virtude”. E continuou: “Com autoridade de governador e juramento de médico, as decisões do Presidente da República não alcançam Goiás. Isso posto, as regras que prevalecerão serão as regras do meu decreto, seguindo critérios regulados pela Organização Mundial da Saúde e pelo corpo técnico do Ministério da Saúde”.

Como médico, o governador expressou toda sua indignação com o tom de menosprezo à seriedade da pandemia que permeou o pronunciamento do presidente da República. Em sua avaliação, tratar o coronavírus como uma simples ‘gripezinha’ é um ato, ressaltou, “de extrema irresponsabilidade”. “Fui aliado de primeira hora, durante todo tempo. Não posso admitir que o presidente venha agora e lave suas mãos, responsabilizando outras pessoas por um eventual colapso. Não é isso que esperamos de um governante, de um Estadista, em um momento como este, mas sim humildade e serenidade. Numa guerra, não se aceita transferir responsabilidade a outros”, expressou o governador. “Aqui em Goiás, a responsabilidade sobre a vida de sete milhões e 200 mil goianos é exclusivamente minha. Eu assumo”, frisou Caiado, destacando que tal prerrogativa lhe é assegurada pela Constituição Federal.

Coincidentemente, a Carta Magna celebra neste 25 de março, 196 anos de sua outorga. “A autonomia que conclamo me é garantida pela Constituição Brasileira, que em seu artigo 24, inciso XII, garante aos governadores a prerrogativa de legislar de forma concorrente, no que diz respeito à defesa da Saúde Pública. Se decisões tiver que tomar, as farei junto ao STF [Supremo Tribunal Federal] e ao Congresso Federal, ao lado dos Poderes constituídos.”

Caiado também condenou aqueles que, em um momento tão delicado, frente à maior crise sanitária que assola a humanidade no século XXI, muito estejam colocando vidas em detrimento do lucro. O governador entende que a economia sofrerá incalculáveis perdas, mas que o momento é de priorizar a Saúde.

“Muitos colocam a tese de que teremos um colapso econômico de grandes proporções. Ao colocar na balança – o que é mais importante? A vida ou a economia? Nós podemos fazer as duas coisas. Existem aqueles que são guiados pelo lucro e pelo dinheiro. Mas a grande maioria do empresariado goiano pensa diferente e tenho que reconhecer o apoio que temos recebido”. E reiterou: “Não temos a vacina para a Covid-19, não sabemos como se comporta. Até então, o único dado conclusivo é de que apenas o isolamento pode conter sua disseminação”. Assim, pontuou que saberá ponderar o momento adequado para flexibilizar as regras de isolamento social.

 

NOTAS E AFINS

VACINAÇÃO DRIVE THRU: Solidariedade e ação. O momento é de unir forças, contribuindo com toda e qualquer iniciativa que colabore para a prevenção e saúde das pessoas. Por esse motivo, o Flamboyant Shopping colocou à disposição da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia uma área em seu estacionamento coberto Deck Sul 1, que nesses primeiros dias de campanha de vacinação contra Influenza irá funcionar como Drive Thru. O atendimento, que será feito exclusivamente pelos profissionais da SMS, teve início no dia 25/03 e ficará disponível apenas para idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde, diariamente das 8h às 17h.

CULTIVANDO AMOR: O Boticário sempre incentivou o cuidado e carinho com quem se ama, o estar junto. Agora, em um cenário de crise na saúde mundial, a marca lança filme relembrando alguns momentos especiais, alertando para a nova realidade e necessidade, em apoio ao movimento #FicaEmCasa, em prol do distanciamento social no combate ao Corona vírus.

DE VOLTA AO MERCADO: Após passar por reestruturação, a empresa goiana Matula Gourmet voltou com suas atividades em formato e-commerce. A Matula ficou conhecida no mercado por levar praticidade para casa e para vida de seus consumidores, com sabor, cuidados e nutrientes que precisamos para uma rotina saudável. Com a falta de tempo no dia a dia, fica cada vez mais difícil manter a dieta e é aí que a Matula entra: comida gostosa, saudável e fácil de consumir, basta aquecer no microondas por 5 minutos. Mais informações: www.matula.com.br.

ATAQUE DE HAKERS E FAKE NEWS: De acordo com a Head de Proteção de Dados e LGPD do Gyntec Academy, a advogada da área de Proteção de Dados, Tecnologia e Inovação, especialista em Direito Digital pela Universidade da Califórnia (UC Berkeley), Mariana de Costa Mesquita Correa, uma das formas preferidas pelo hakers é o envio de links pelas redes sociais. “Geralmente eles clonam links de instituições e empresas renomadas e alteram ou acrescentam algum símbolo que passa despercebido por pessoas menos atentas. Eles, inclusive, copiam a página inicial dessa empresa e sem que a pessoa perceba, coleta todos os dados bancários”, ressalta. Para evitar esse tipo de ataque, Mariana aconselha as pessoas a desconfiarem de tudo, mesmo que o conteúdo seja enviado por alguém da família. Os links, por exemplo, a  especialista explica que geralmente se iniciam com http:// e finalizam com .com.br ou .com. “Se tiver algum caractere diferente, entre em sites de pesquisas e faça uma verificação sobre a informação. O mesmo vale para as fake news”, alerta.

CAMPANHA #FIQUEEMCASA: Com a campanha #fiqueemcasa, a MRV, líder em soluções habitacionais, organizou uma alternativa para que o brasileiro não precise sair de casa para adquirir seu imóvel. A empresa preparou todos os seus canais digitais e expandiu a atuação de sua plataforma de vendas digital que possibilita que o cliente realize toda a jornada de compra de um apartamento, em poucas horas, sem sair de casa. A ferramenta está no ar para atender as mais de 160 cidades em que a MRV atua.

ALERTA: Produção do antisséptico em casa é arriscada e contraria a legislação brasileira, além de aumentar o risco de acidentes que podem resultar em incêndios, a combinação para formação do álcool gel não é eficaz no combate ao avanço do novo coronavírus. Circulam na internet inúmeras receitas caseiras para produção de álcool em gel a partir do álcool líquido concentrado. De acordo com a dermatologista Juliana Araújo, além do uso do produto na forma líquida aumentar o risco de acidentes que podem resultar em incêndios, a combinação para formação do álcool gel não é eficaz no combate ao avanço do novo coronavírus. “O que seria uma arma contra o vírus, pode potencializar infecções, alergias e erupções cutâneas”, diz Drª Juliana Araújo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here