Preço de brinquedo pode variar até 300%, aponta Procon

(Foto: Idelfonso Pinheiro)

Órgão verificou o preço de 73 produtos em oito estabelecimentos de Goiânia

O Procon Goiás divulgou nesta terça-feira (8) a pesquisa de variação de preços de brinquedos para o Dia das crianças, que será neste sábado (12). Foram pesquisados 73 produtos em oito estabelecimentos de Goiânia. O levantamento apontou variação de até 300%. O dia 12 de outubro é considerada a quarta melhor data do ano para o comércio, perdendo apenas para o Natal, Dias das Mães e Dia dos Namorados.

De acordo com o Procon, a maior variação foi identificada na boneca Barbie Bailarina da marca Mattel. O menor preço encontrado foi de R$ 29,99 e o maior a R$ 119,99, variação de 300,10%, para o mesmo tipo de produto.

Bonecas, patinetes, jogos, bicicletas, massinha de modelar estão entre os itens. Além de proporcionar o comparativo de preços que pode ajudar os pais a economizar, o levantamento traz orientações para uma compra segura e sem dor de cabeça no pós-venda, evitando frustrações para as crianças e garantindo maior segurança a elas.

O Procon orienta ainda, que antes de comprar qualquer produto, o ideal é buscar aquele que, além de atender ao gosto da criança, também se adéque ao bolso do consumidor que vai presentear. Segundo o órgão de fiscalização, essas variações ocorrem justamente porque como os preços são livres, muitos fornecedores apostam naqueles consumidores que não vão pesquisar, vão comprar na primeira loja em que encontrar o produto, trazendo vantagem ao fornecedor e prejuízo ao consumidor.

Veja tabela de variações entre menor e maior preço:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here