Roupa sustentável está na Moda

Só no Brasil, a estimativa é de que cerca de 175 mil toneladas de resíduos têxteis são descartados por ano, dos quais apenas 20% são reutilizados ou reciclados. Os dados globais também impressionam: segundo estudo da fundação britânica Ellen MacArthur, a cada segundo, o equivalente a um caminhão de lixo cheio de sobras de tecido é queimado ou descartado em aterros. Isso representa 500 bilhões de dólares jogados fora e a emissão de 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa por ano.

Por isso, procurar alternativas que causem menos danos ao meio ambiente está literalmente, na moda. Isso porque algumas pessoas e empresas vêm reformulando seus padrões e investindo em produtos que sejam produzidos com base na sustentabilidade social e ambiental. Com esse pensamento surge um novo conceito: a moda sustentável, que defende a redução dos poluentes na produção de roupas, sapatos e acessórios, impactando o mínimo possível no ecossistema.

Uma das vertentes da Moda Sustentável é o mercado de roupas usadas. Em 2018, ele movimentou cerca de 24 bilhões de dólares no mundo. A expectativa é dobrar o faturamento em até quatro anos. Aqui no Brasil, os brechós atraem cada vez mais clientes. “Comprar em brechós e lojas de segunda-mão, participar de feiras de troca ou até mesmo organizar uma festa para fazer escambo de roupas com as amigas são opções muito válidas para quem está se esforçando para praticar um consumo mais consciente. Afinal, a peça sustentável também é aquela que já existe”, comenta a professora de Design de Moda da Faculdade Estácio de Goiás, Suely Calafiori.

Outra forma de ser sustentável é por meio do Upcycling, que é uma maneira de customizar roupas, porém leva em consideração muito mais do que apenas transformar uma camiseta velha ou um jeans que está parado no armário há algum tempo. “Upcycling traz um novo conceito e propósito para materiais que seriam descartados, agregando valor com criatividade. Não tem a ver com reciclagem de materiais, pois ela muitas vezes envolve conversão de materiais em produtos de menor qualidade. Nessa técnica é dado mais valor aos produtos em desuso com o intuito da continuidade do ciclo de vida do produto”, explica Suely.

E como podemos aderir à moda sustentável? Confira as dicas que a professora da Estácio separou:

– Não compre roupas toda hora. É sempre bom pensar qual será o aproveitamento dessa peça no seu guarda-roupa. Questione-se, eu preciso realmente dessa roupa?;

– Faça combinações diferentes com as roupas que já tem, seja criativo;

– Opte por comprar em brechós. Hoje há uma variação enorme de opções, como lojas online, de marcas conhecidas, vintage, entre outros;

– Quando não quiser mais, não jogue fora! Doe para alguém que precisa, faça uma feira de trocas, venda para algum brechó ou reforme sua roupa criando uma nova peça;

– Escolha marcas de moda sustentável, no mercado já é possível encontrar uma grande variedade;

– Quando for comprar novas peças é bom sabermos de onde ela vem, qual seu tempo de vida, quem fez essa roupa, se vai poder usar mais vezes ou se é difícil de lavar ou passar.

 

Evento de treinamento emocional ocorre em Goiânia nos dias 17 e 18 de agosto

O Método Ímpar chega pela primeira vez em Goiânia com treinamento de desbloqueios emocionais e novos hábitos

O master business coach e empresário Guilherme Arcanjo dará pela primeira vez na capital goiana o Método Ímpar, que trabalha assuntos presentes no cotidiano como inteligência emocional, desbloqueios emocionais, ressignificação de crenças limitantes e novos hábitos. O treinamento será nos dias 17 e 18 de agosto, das 9h às 18h, no Inove Intelligent Place. O evento visa treinar o público para saber lidar com desafios pessoais e identificar e superar limites impostos por eles mesmos.

Serviço

Método Ímpar

Data: 17 e 18 de agosto

Horário: 9h às 18h

Local: Inove Intelligent Place (Av. T-9, 2310 – Sala A-503 – Jardim America, Goiânia)

Valor: R$1.080,00

Vendas: https://fanlink.to/MetodoImparGYN

Visita

Os empresários Marina Visconde e Cauê Campos, da Pivot Máquinas Agrícolas, receberam o CEO Global da Lindsay no Brasil, Tim Hassinger, num happy hour de integração. A empresa americana é a maior fabricante de pivôs para irrigação sendo representada pela empresa goiana anfitriã em Goiás, BAhia, Minas Gerais e Distrito Federal. Participou do momento, Ricardo Cantaclaro representante da Câmara do Agronegócio da Acieg.

Marina Visconde, Tim Hassinger, Cauê Campos e Ricardo Cantaclaro | Foto: Cristiano Borges

Visita II

Os empresários Marcelo Silveira, Jorge Campos, Marina Visconde e Cauê Campos, da Pivot, recepcionaram Eduardo Navarro, diretor geral da Lindsay no Brasil e Tim Hassinger, CEO Global da Lindsay, que veio a Goiânia especialmente para visitar a empresa.

Marcelo Silveira, Eduardo Navarro, Jorge Campos, Marina Visconde, Tim Hassinger e Cauê Campos | Foto: Cristiano Borges

Após reunião de trabalho, eles tiveram momento de descontração com um churrasco fogo de chão.

Linguiçosnofe, invenção e culinária

Está no ar mais um episódio do programa “Prazeres da linguiça”, um canal de culinária artesanal e experimental no Youtube com receitas baseadas em linguiça. E o prato do dia, feito pelo empreendedor Fausto Ramos, a frente da Cârnati Linguiças Artesanais (uma das empresas do Grupo Rameiro), foi a Linguiçosnofe. O ingrediente principal dessa invenção é a linguiça de frango com bacon e queijo coalho mais os do famoso estrogonofe, servidos em um pão italiano.

As linguiças Cârnati vem se expandindo e podem ser encontradas em diferentes pontos de vendas de Goiânia e alguns lugares do interior.

Link:

 

Show Roupa Nova reúne 3 mil pessoas em Caldas

Os integrantes do Roupa Nova, Feghali, Cleberson, Nando, Paulinho, o gerente operacional e de vendas do Water Park e do Clube Privé, Daniel Ribas, e os demais integrantes do grupo, Kiko e Serginho, durante apresentação da banda no último sábado, 20 de julho, no Water Park, em Caldas Novas – GO.

Foto: Tiago de castro

Essa foi a primeira apresentação da banda na cidade e contou com a presença de mais de 3 mil pessoas.

 

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