E quase 90% dos perfis que seguem o ex-governador Marconi Perillo também são fakes
O governador Ronaldo Caiado (DEM) está entre os políticos com o maior número de seguidores do país – 425.803 até o dia 8 de maio. Destes, 42,3% são falsos, segundo a ferramenta Fake Followers Audit (FFA), que analisa a movimentação dos seguidores para identificar robôs e fakes. Esse percentual é maior que a média dos perfis com tamanho similar, que têm cerca de 32% de seguidores falsos, aponta a ferramenta.
Parte dos seguidores de Ronaldo Caiado se encontra inacessível ou apresenta características que sugerem que sejam robôs ou perfis falsos: 48% usam nome de local desconhecido; 33% têm nomes relacionados a spam; 36% adotam outro idioma que não o brasileiro e 14% usam o ovo do Twitter na imagem do perfil.


Outro campeão em seguidores, o senador Jorge Kajuru (PSB), também tem um percentual de seguidores fakes acima da média: 39,6% do total de 264.636. De acordo com a auditoria do FFA, 104.636 perfis que seguem o senador são falsos. Entre os fatores que sugerem que parte dos seguidores de Kajuru é fake está o fato de 47% usarem como localização locais que não são conhecidos; 22% estarem inativos há mais de 120 dias; 32% terem nome relacionado a spam e 52% um número suspeito de seguidores.


É do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) a conta com o maior número de seguidores falsos, de acordo com a ferramenta; 89,7% dos 167.623 seguidores. O ex-governador é seguido por 150.358 perfis falsos. 73% dos seguidores de Perillo usam um endereço que não corresponde a nenhum local conhecido; 50% usam o ovo do Twitter como imagem e 92% têm um número suspeito de seguidores.


A auditoria analisa uma amostra de 2 mil contas aleatórias da conta pesquisada e analisa mais de 25 fatores correlacionados com os seguidores. Quando muitos fatores estão presentes, há forte correlação de baixa qualidade dos seguidores.