Foto de pai e filha mortos choca o mundo

Pai e filha se afogaram diante antes de chegar ao lado americano - (Foto: Julia Le Duc/AP)

Óscar e Valeria Martínez morreram, após tentarem atravessar a fronteira do México rumo aos Estados Unidos

A imagem de um pai com a filha encontrados mortos nas margens do Rio Bravo, nesta segunda-feira (24), chamou a atenção para o drama migratório no centro-americano. Óscar Martínez Ramírez, de 25 anos, e Valeria Martínez, de um ano e 11 meses, se afogaram após tentarem atravessar a fronteira do México rumo aos Estados Unidos.

De acordo com Tania Vanessa Ávalos, de 21 anos, mãe de Valeria, a família tinha deixado El Salvador para pedir refúgio nos Estados Unidos. Conforme relatou à polícia americana, o pai entrou na água com a filha. Tania teria seguido atrás com um amigo, mas desistiram e retornaram ao lado mexicano. Segundo as autoridades, Óscar e filha morrem antes de chegar à fronteira americana.

As travessias clandestinas dos migrantes se intensificaram, após o governo republicano de Donald Trump estabelecer limites que restringem o número diário de pessoas que podem solicitar refúgio nos Estados Unidos nos postos de entrada da fronteira.

Só no ano passado, a Patrulha da Fronteira registrou 283 mortes de imigrantes no limite entre Estados Unidos e México.

Em novembro de 2015, as imagens de um menino sírio morto encontrado em uma praia da Turquia virou símbolo da crise migratória. Imagens como essa reforçam a gravidade da situação migratória no mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here