Credeq comemora três anos com visita de parlamentares

(Foto: Divulgação / Governo de Goiás)

Centro de Referência e Excelência em Dependência Química Prof. Jamil Issy oferece tratamento de reabilitação gratuita e já realizou mais de 10 mil atendimentos iniciais

O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química Prof. Jamil Issy (Credeq) de Aparecida de Goiânia recebeu visita de deputados estaduais e vereadores, nesta segunda-feira (10), para visita e almoço em comemoração aos três anos de funcionamento da unidade. Na ocasião os parlamentares foram unânimes e categóricos quanto à importância da única unidade goiana de saúde voltada para a reabilitação, na modalidade pública e gratuita, em casos severos da dependência química.

De acordo com o diretor técnico do Credeq, o médico psiquiatra Júlio Henkes, o hospital mantém um conceito que se diferencia das comunidades terapêuticas. “Ele diagnostica e reabilita a partir de suportes medicamentosos e protocolo terapêutico individuais aportados em profissionais interdisciplinares e ações psicoeducacionais. As CT, por sua vez, realizam um trabalho de acolhimento e são regidas pela religiosidade e protocolo dos 12 passos.”

O Credeq Prof. Jamil Issy está ligado à Secretária Estadual de Saúde de Goiás (SES) e foi inaugurado em 23 de junho de 2016. Desde a abertura, cerca de 10 mil pessoas realizaram primeiro atendimento. Duas mil delas iniciaram a reabilitação pela internação voluntária, cuja duração média é de 12 semanas. A unidade tem 108 leitos de internação e capacidade para 3,8 mil atendimentos ambulatoriais por mês.

No entanto, o volume mensal tem sido superior em aproximadamente 30%. Os leitos hospitalares estão distribuídos em 84 leitos para o público masculino e 24 para o feminino. O protocolo terapêutico está alicerçado no atendimento médico multiprofissional e psicoeducacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here