Três deputados goianos estão entre os cabeças do Congresso

Nenhum dos três senadores entraram na lista divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar

Os deputados federais Delegado Waldir e Major Vitor Hugo, ambos do PSL, e João Campos, do PRB, estão na lista dos 100 Cabeças do Congresso Nacional 2019, divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). A lista é formada por 71 deputados federais e 29 senadores, que mais se destacaram pela capacidade de negociação e liderança no Legislativo.

De acordo com o levantamento, os deputados que representam a bancada goiana se destacaram pelas seguintes habilidades: Delegado Waldir, como debatedor; Vitor Hugo, o negociador; e o João Campo por ser articulador. Entre os 100 mais influentes, foram listados 39 articuladores, 24 debatedores, 16 formuladores e 21 negociadores

O levantamento do Diap apontou a representação de 26 partidos no Congresso Nacional. O Partido dos Trabalhadores (PT) que tem a maior bancada do Congresso Nacional, foi que obteve maior indicações entre os Cabeças 2019, com 12 deputados e quatro senadores. Apenas sete partidos não emplacaram seus representantes na elite do Congresso: PTB, Podemos, Pros, Avante, PV, PMN e PHS.

Mais de 50% na elite do parlamento apontou renovação em relação ao ano passado, conforme levantamento do Diapo. Entre outras considerações, parlamentares de primeiro mandato já se destacaram como influentes entre os pares, 34 estão na lista, sendo considerado um número inédito no levantamento. Nesse seleto grupo, está o deputado goiano Vitor Hugo, que se elegeu em 2018 e já é líder do Governo em sua estreia no Congresso.

Em 2018, Daniel Vilela (MDB), Jovair Arantes (PTB) e Ronaldo Caiado (DEM) também foram listados como os Cabeças do Congresso. Na edição de 2019, nenhum dos três senadores por Goiás conseguiram entrar na lista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here