Jovem desenvolve aplicativo para facilitar verificação de serviços em obras e ganha 1º lugar no Prêmio IEL de Estágio

Vitor Augusto Dib recebeu 1º lugar na categoria Estagiário Destaque | Foto: Divulgação

Estudante do 10º período de engenharia civil, estagiário da Toctec Assessoria, empresa do Grupo Toctao, é autor da ideia e responsável pelo desenvolvimento de software que já está em fase de teste

Projeto desenvolvido pelo estagiário de engenharia civil da Toctec Assessoria, empresa do Grupo Toctao, Vitor Augusto Dib Martinho, foi o ganhador do Prêmio IEL de Estágio de Goiás 2019 na categoria Estagiário Destaque, subcategoria Ensino Superior. Estudante de Engenharia Civil na Universidade Federal de Goiás (UFG), o jovem de 23 anos foi premiado pelo desenvolvimento do Aplicativo Móvel para Realização de Fichas de Verificação de Serviços em Obra.

A premiação foi entregue em cerimônia realizada  na Casa da Indústria, em Goiânia. Esta foi a 15ª edição do Prêmio que reconhece as melhores práticas de estágio de Goiás. No total foram 17 finalistas, sendo nove de Goiânia e oito de outras cidades do interior do Estado.

Satisfeito com a conquista, Vitor considera seu projeto uma contribuição não só para a empresa em que atua, mas para a atividade de gestão de obras de engenharia de uma maneira geral, pois o software pode ser replicado e ampliado para se integrar a outros sistemas já existentes. “Estou muito feliz por ter ganho esse prêmio. É um reconhecimento muito positivo do meu trabalho e me estimula a sempre manter a inovação em minha vida profissional e até pessoal”. O objetivo do aplicativo de verificação de obras, segundo ele, é contribuir para garantir a qualidade e o cumprimento das normas, proporcionar mais efetividade e produtividade no trabalho, ganho de tempo, organização e economia.

A engenheira mestre, Cécile Guimarães Ulhôa, conduziu o processo seletivo de estagiários por meio do qual Vitor foi contratado. Ela o acompanhou no desenvolvimento de seu trabalho durante dois anos e destaca que o estagiário sempre apresentou característica que contribuíram para seu desenvolvimento como a facilidade na área de tecnologia; mas o que de fato o fez conquistar esse prêmio foi a determinação de fazer. “Pensar e sugerir é fácil. O difícil é realizar o que se propõe e o Vitor fez isso. Várias pessoas já pensaram que seria melhor informatizar todo o processo de verificação, mas o ele se dispôs a executar a tarefa; fez todo o planejamento e até a programação do software. Realizar é o que faz toda a diferença”, observou ela.

Cecile destaca que desde o princípio ele recebeu todo o apoio da empresa que inclusive contratou outros estagiários para dar suporte ao trabalho diário a fim de que ele pudesse executar o projeto. Com o software pronto, já em fase de teste, a mestre em engenharia avalia que essa é uma enorme contribuição para a empresa, pois otimiza tempo e melhora a qualidade do processo.

Cécile Guimarães Ulhôa, destaca também a relevância do Prêmio IEL de Estágio. “O Prêmio estimula a criatividade, o aprendizado e desafia os estagiários a crescer e ir sempre além”, o que, em sua visão, contribui com o desenvolvimento de suas carreiras e abre portas no mundo profissional.

Vitor Augusto Dib recebeu 1º lugar na categoria Estagiário Destaque | Foto: Divulgação

Uma história de sucesso

O estudante de Engenharia Civil na Universidade Federal de Goiás (UFG) iniciou seu estágio no Grupo Toctao em abril de 2016, quando ainda estava no 4º período da graduação, em uma obra de condomínio residencial em Goiânia administrada pela Toctao Engenharia. A partir de janeiro 2019 passou a atuar na  Toctec Assessoria, outra empresa do Grupo, que trabalha com desenvolvimento de tecnologia para a área de engenharia, com foco na implantação e coordenação de projetos em Building Information Modeling (BIM). O BIM faz referência a modelos de projetos de uma edificação, capaz de armazenar dados que fornecem informações reais dos objetos aos usuários de forma integrada e coordenada com os softwares compatíveis.

Atento a oportunidades de melhorias no seu ambiente de trabalho, o jovem de 23 anos conta que o processo de verificação e preenchimento das fichas manuais de check list nas obras era trabalhoso e teve a ideia de propor uma solução para tornar o processo mais rápido, efetivo e econômico. Daí surgiu a intenção de desenvolver o software para dispositivos móveis.

“Vi que haviam algumas opções no mercado, mas não atendiam a nossa necessidade específica. Então após um ano na obra, em 2017, decidi tentar criar algo para atender a demanda. Desafiei a mim mesmo e tive que aprofundar meus conhecimentos em programação para realizar esse projeto”, relata. Porém, todo os esforço, segundo ele, valeu à pena e o projeto também se transformou em seu trabalho de conclusão de curso, que será apresentado ainda neste semestre.

Hoje na Toctec ele atua na parte de aplicação do TocBim, programa desenvolvido pelo Grupo Toctao oferecido para o mercado, com aplicação do software nas obras, planejamento e acompanhamento de obras pelo software, realizando também treinamentos para a parte técnica tanto para clientes internos quanto externos. Agora, ele prossegue para pleitear o Prêmio IEL na etapa nacional, que será realizada ainda neste segundo semestre.

ADVOGADA MINISTRA PALESTRA ABERTA AO PÚBLICO SOBRE RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA DOS SÓCIOS EM UMA EMPRESA

A advogada especialista em Direito Tributário, Aline Guiotti, do escritório Dayrell, Rodrigues & Associados, ministra no próximo dia 27 de junho a palestra “Responsabilidade tributária dos sócios: qual a responsabilidade do sócio pelos tributos das empresas”. Segundo Aline, diferentemente do que se pensa, os sócios podem ser responsabilizados pelos débitos fiscais das empresas, inclusive com seu patrimônio pessoal. Por isso vale a pena conhecer os riscos e se prevenir.

Foto: Divulgação

inda de acordo com a advogada será esclarecido durante o encontro que a espécie empresarial não importa, a empresa de responsabilidade limitada (Ltda.), bastante comum no Brasil, embora impeça que os credores cobrem do sócio, não impede que o Fisco cobre seus tributos deles. Aline ainda acrescenta que bastante comum, porém absurdo, é o sócio ser citado apenas no processo judicial, quando então toma conhecimento do débito fiscal.

 

Reciclagem online

Para os motoristas e motociclistas goianos que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou cassada, ficou mais prático e ágil recuperar o direito de dirigir. É que o Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO) autorizou o IBACBRASIL-Cursos de Trânsito a realizar a reciclagem online para condutores. Pela legislação, a reciclagem é obrigatória. O curso é prático, rápido e os alunos podem concluí-lo num prazo que varia de três a 45 dias. Para fazê-lo, basta ir até a sede do Detran/GO, a uma Ciretran ou unidade de atendimento Vapt Vupt e entregar a CNH suspensa ou cassada.

Foto: Divulgação

Em seguida, fazer a matrícula no site www.cursosdetransito.com.br.

Centro Cultural Oscar Niemeyer inaugura biblioteca infantil

É a primeira das três bibliotecas do complexo a ser inaugurada. O complexo de bibliotecas conta, até o momento, com 20.000 títulos.

Uma ótima notícia para os goianos! O Centro Cultural Oscar Niemeyer, unidade da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult Goiás), inaugura, no dia 19 de junho, às 08 horas, sua biblioteca infantil, localizada no 1° piso do prédio principal.

A biblioteca conta com mais de 4.600 títulos e aproximadamente 11.000 exemplares, reunindo obras de Machado de Assis, J.K Rowling, Monteiro Lobato, Lewis Carrol, Arnaldo Antunes, Julio Verne, Ana Maria Machado, Roger Mello, Ziraldo, Tatiana Belinky e outros. O acervo é formado por livros de renomadas editoras nacionais e internacionais e tem como foco a literatura infanto-juvenil informativa, cordel, poesia e ainda história em quadrinhos.

A Biblioteca Infantil foi projetada com o objetivo de proporcionar agradáveis experiências de leitura aos pequenos. A ambientação foi desenvolvida estrategicamente para que haja concentração, lazer e aprendizado durante a permanência de crianças e jovens no local. Além do amplo acervo, a biblioteca conta com um mobiliário planejado, palco multifuncional para o desenvolvimento de atividades culturais, computadores e cineminha.

O funcionamento da biblioteca será de terça à sexta, das 08 às 18 horas e nos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 hrs. A entrada é gratuita.

COMPLEXO DE BIBLIOTECAS JORNALISTA ISANULFO DE ABREU CORDEIRO

Além da Biblioteca Infantil, fazem parte do Complexo de Bibliotecas do Centro Cultural Oscar Niemeyer uma biblioteca para o público adulto e uma biblioteca virtual. O complexo está dividido em dois pavimentos. O primeiro abriga a biblioteca infantil, a biblioteca para o público adulto, mesas para estudo e computadores e o segundo sedia a biblioteca virtual, onde por meio dos computadores, os usuários podem acessar o acervo de renomadas bibliotecas em todo o mundo.

Um dos destaques do Complexo de Bibliotecas é o acervo da Biblioteca Adulto, que é composto por 10.0000 exemplares voltados exclusivamente para as pesquisas e leituras em cultura. Os títulos são divididos nas áreas de literatura, música, artes plásticas, cinema, teatro, mídias, comunicação e áreas correlatas. A concepção e o planejamento do complexo contou com a colaboração da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Foto: Divulgação

A intenção é que, quando pronto, o complexo de Bibliotecas do CCON seja um dos cinco melhores da América Latina. Um espaço vivo, lúdico, dedicado à arte e à cultura, equipado com o melhor da tecnologia e do mobiliário, conectado ao mundo digital e preparado para receber confortavelmente seus variados públicos

A expectativa é que a Biblioteca Virtual e a Biblioteca Adulto sejam inauguradas a partir do segundo semestre. O Centro Cultural Oscar Niemeyer aguarda a conclusão da licitação para aquisição do sistema de segurança, que impedirá a saída inadequada dos livros do prédio, o recebimento do mobiliário e a finalização da compra do restante do acervo.

Prêmio

O trabalho de comunicação corporativa para a Seja Digital, entidade  administradora da digitalização de TV, desenvolvido pela Interativa Comunicação, em 2017, no Estado de Goiás, em parceria com a agência Weber Shandwick, continua rendendo frutos e acaba de receber o reconhecimento internacional. O projeto ganhou o prêmio “Actitud Latam McCann Worldgroup Awards”, na categoria “Bravery”. A Weber Shandwick, que liderou a ação em âmbito nacional, recebeu a premiação no final de maio, em Santiago do Chile. “É um orgulho muito grande ter participado de um projeto tão complexo de comunicação, que envolveu tanta gente, de tantos Estados do Brasil”, comentou o diretor da Interativa, Francisco Barros.

Foto: Divulgação

“É importante poder dividir com todos um reconhecimento como esse”, finalizou.

 

Buriti Shopping realiza campanha do Dia dos Namorados com sorteio de carro

Para concorrer, cliente deve trocar nota fiscal de compras a partir de R$ 100,00 por cupom da promoção, válida do dia 1º a 30 de junho

O Buriti Shopping realizará, de 1º a 30 de junho, campanha em comemoração ao Dia dos Namorados. Trata-se da promoção Amor Pra Compartilhar, que vai sortear um Honda WR-V flex cor preta, ano/modelo 2018. Para concorrer, o cliente precisará substituir notas fiscais de compras acima de R$ 100,00 pelo cupom da promoção, além de responder à pergunta: Qual shopping sorteia um Honda WR-V neste Dia dos Namorados?

O cliente precisará cadastrar suas notas fiscais no aplicativo Buriti Goiânia, disponível gratuitamente nas plataformas Play Store e Google Play. Após o cadastro, deve se direcionar ao local de impressões dos cupons, localizado no Piso Térreo, próximo a loja Handbook, imprimir seu cupom e depositá-lo na urna. As trocas de notas por cupons devem ser feitas até às 18 horas do dia 30 de junho. O carro será sorteado nesse dia.

Quem fizer compras na loja Sestini poderá cadastrar a nota fiscal com valor em dobro. Por exemplo: se fizer R$100,00 em compras, poderá cadastrar como R$ 200, 00, e assim multiplicar a chance de ser sorteado.

Serviço

Campanha Amor Pra Compartilhar

Data: de 1º a 30 de junho

Como participar: Basta cadastrar no App Buriti Goiânia notas fiscais de compras a partir de R$100,00 e substituí-las pelo cupom da promoção, no Piso Térreo do shopping.

Conhecimento internacional

Leonardo Rizzo e Rodrigo Luna presidente da fiabci BR | Foto: Divulgação

O empresário Leonardo Rizzo esteve em Moscou, na Rússia, para participar do “World Real Estate Congress – Fiabci”. O evento apresentou ao mundo as tendências do mercado imobiliário.

Cardápio especial para os românticos no Mercure Hotel

Uma programação especial vai celebrar o romantismo na noite do Dia dos Namorados no Mercure Hotel Goiânia. Os casais podem optar pelo pacote especial, que inclui jantar romântico, apartamento decorado com pétalas e café da manhã servido no quarto, ou apenas pelo momento gastronômico. Desenvolvido pelo chef goiano Humberto Marra, o cardápio da noite oferece três opções de entrada, acompanhadas por cesto de pães especiais. Como prato principal, cartoccio de robalo com bouquet de mini vegetais e molho de vinho sauvignon blanc e filé mignon com sacottini de queijo suíço com cebola caramelizada, aspargos e redução de vinho cabernet sauvignon.

Humberto Marra | Foto: Luciano Dourado

Para fechar a noite, sobremesa de biscotti & calda de chocolate, morangos glaçados ou pêssego com creme inglês. Reservas podem ser feitas no (62) 3605-7571, das 8 às 17 horas.

Brasilcard muda de nome e marca, investe em novas tecnologias e busca expandir seus negócios

Com o novo posicionamento, a empresa prevê investimentos de R$ 10 milhões em novas tecnologias e parcerias, além de buscar um crescimento acima de três dígitos nos próximos cinco anos

Após 18 anos de constante evolução e crescimento, a Brasilcard, empresa de meios de pagamentos especializada em Cartões Convênios, Benefícios, Gestão de Frotas e Premiações presente em quase todo país, acaba de anunciar a mudança do nome, da marca e de seu posicionamento, realizada pela agência Enredo. A partir de agora, a empresa passa a se chamar Vólus, que remete a evolução e velocidade.

O novo posicionamento reforça os objetivos da empresa que é expandir seus negócios além do território nacional. Destaca ainda suas principais forças, como parceria, relacionamentos, tecnologia, confiança e agilidade, o que é indispensável no mercado de cartões de benefícios.

“De olho no futuro dos meios de pagamentos e em mercados internacionais, eliminamos o card do nome e buscamos trazer uma marca mais moderna que traduzisse esse novo momento. Nosso quadro societário continuará o mesmo e a solidez da Brasilcard se mantém agora com a Vólus. Esse processo de transformação busca a evolução, expansão, altos investimentos em canais digitais e convida as empresas para crescer junto com a nova marca”, afirma Glorivan Parreira França, presidente da empresa.

Buscando ampliar sua base de operação e acessos aos cartões, a Vólus está investindo cerca de R$ 10 milhões em servidores, softwares, redes, licenças, entre outras parcerias, para tornar os processos de captura e atendimento ao cliente cada vez mais ágil e digital.

Segundo o vice-presidente da Vólus, Antônio Rodrigues de Faria, os investimentos em pessoas e em novas tecnologias são fundamentais para garantir o crescimento pretendido pela empresa, que são de três dígitos nos próximos cinco anos. “Entre as estratégias de crescimento e ampliação de nosso market share, está previsto uma verba para futuras aquisições e lançamentos de novos produtos”, destaca.

Com mais de 50 mil estabelecimentos credenciados, a Vólus está presente no Centro-Oeste, Norte, e em estados do Nordeste, Sudeste e Sul do país. O principal produto da empresa é o Cartão Convênio e Alimentação, mas nos últimos três anos houve um enorme crescimento na demanda para o cartão de gestão de abastecimento e de manutenção de veículos.

“Estar próximo ao cliente é o grande diferencial da Vólus. Seja com agências próprias ou autorizadas, a empresa faz questão que o relacionamento com seus clientes seja de confiança e, para isso, é preciso estar presente no seu dia a dia e atenta às suas demandas. Entender o cliente é um passo primordial para o desenvolvimento de soluções cada vez mais customizadas e assim alcançar com eficiência nosso propósito”, comenta o gestor de Marketing da Vólus, Gabriel Parreira, que afirma ainda que o processo de transição da marca acontecerá de forma gradativa ao longo de 2019.

A empresa também tem foco na área de responsabilidade social. A Vólus é parceira em projetos sociais em alguns municípios onde atua, como em Rio Verde (GO), onde contribui com o Hospital do Câncer e com a Maternidade Augusta Bastos e, em Palmas (TO), com a Fazenda da Esperança, que atua na recuperação de dependentes químicos.

A Vólus faz parte de um grupo econômico de empresas, que está otimista que 2019 seja o ano de retomada do crescimento do país. O grupo tem como meta para o ano um crescimento em torno de 25%. Além do mercado de benefícios e meios de pagamentos, atua no setor de transporte rodoviário de cargas, com a Transportadora Brasil Central, com 39 anos de atuação. Também está presente no setor hoteleiro, com o GELPS Hotel, localizado no centro de Rio Verde (GO). Além de fazendas com plantio de soja e milho na Bahia, pecuária de recria e engorda no Mato Grosso e de corte, recria e engorda no Estado do Pará com tecnologias de melhoramento genético.

 Sobre o mercado de administradores de benefícios

O Brasil é o maior e mais sofisticado mercado de administradores de benefícios do mundo. Um segmento, que segundo a indústria, movimenta cerca de R$ 150 bilhões por ano. O mercado de vale refeição e alimentação é o maior, movimentando em torno de R$ 85 bilhões por ano.

Sobre a Vólus

Fundada no ano de 2000, em Rio Verde (GO), a Brasilcard (agora Vólus) é uma empresa de meios de pagamentos especializada em Cartões Convênios, Benefícios, Gestão de Frotas e Premiações. Presente em todas regiões do país, possuí um leque de variedade de cartões e serviços, atendendo diversas demandas de gestores de administrações públicas, empresas privadas, além de associações e sindicatos.

Com foco no bem estar e na qualidade de vida do trabalhador e ainda na otimização dos resultados na área de Gestão de Pessoas e incentivo ao reconhecimento humano, a empresa oferece os seguintes produtos: Cartão Convênio, Alimentação, Refeição, Vale Cultura, Presente, Cesta de Natal, Premiação, Combustível, Farmácia, Gestão de Farmácia PBM e Cartão Empresarial.

Aniversario

A coluna parabeniza a procuradora do Estado Mheliza Mariani Mendes pelo seu aniversário, celebrado nesta terça-feira, dia 11 de junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here