Prefeitura anuncia a privatização do sistema de iluminação público

(Foto: Reprodução Seinfra)

Edital de chamamento foi publicado nesta terça-feira, para apresentação de estudos técnicos e projetos

A gestão do sistema de iluminação pública de Goiânia deve passar para a iniciativa público-privada. De acordo com o anúncio da Prefeitura de Goiânia, foi aberto nesta terça-feira (23) um chamamento público para apresentação de estudos técnicos e projetos sobre o tema.

Para efetivar a concessão, o Paço utilizará o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) com apresentação das propostas das empresas interessas em operar o serviço de iluminação na Capital. Segundo a Prefeitura, a mudança possibilitará a “redução de custos e modernização do sistema de iluminação”.

Atualmente a Citelum, empresa terceirizada, mantém a gestão dos mais de 160 mil pontos de iluminação da capital. O contrato foi firmado com a prefeitura em 2016. Para o procurador-geral do Município, Brenno Kelvys Marques, a mudança deve representar um “salto na área”, conforme aponta os pilares da gestão do parque de iluminação previstos no edital: melhorar a tecnologia e dar eficiência na prestação do serviço, além de proporcionar mais segurança aos cidadãos.

 “As demandas de cada localidade serão levadas em consideração, por isso as lâmpadas de LED terão preferência, mas não terão a exclusividade”, explica Brenno, ao citar que mais de uma empresa poderá ser selecionada para operar o serviço via parceria público-privada.

Kelvys destaca ainda que o novo modelo adotado pela Prefeitura de Goiânia está fundamento em três aspectos que serão utilizados para analisar as propostas: as técnicas de engenharia, a viabilidade econômica e os estudos jurídicos.

De acordo com o edital, as empresas têm 20 dias para se cadastrarem e receber a autorização para início do processo dos estudos técnicos. Em seguida, em 90 dias, serão entregues as propostas e a administração analisa e divulga o melhor projeto, para depois promover um novo processo licitatório e definir quem vai obter a concessão da iluminação pública em Goiânia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here