O cirurgião bucomaxilofacial Tiago Tavares, entusiasta da “Educação Positiva”, realizará a 1ª Jornada – “Nós e Nossos Filhos”: Você estudou para educar seus filhos?”. Pai das gêmeas de 4 anos Luiza e Helena, ele coordenará o evento na manhã de sábado, dia ‪01 de Junho, no Castro´s Park Hotel e trará palestrantes nacionais de renome, como os paulistas, Dr. Guilherme Vanoni Polanczyk (médico psiquiatra, referência em Autismo e TDAH) e a educadora parental Thais Basile, a baiana Elisama Santos (autora do livro: “Educação não violenta da Editora paz e terra”) e a pediatra goiana Dra. Loretta Oliveira. As inscrições, valores e programação já estão disponíveis no link do perfil da Jornada no Instagram @nosenossosfilhos.

O cirurgião bucomaxilofacial Tiago Tavares | Foto: Divulgação

O evento será aberto às pessoas que se interessam pela Educação Positiva, como pais, avós, cuidadores, tutores, futuros pais, educadores, babás, médicos pediatras, odontopediatras, psicólogos e nutricionistas. Um dos principais temas da 1ª Jornada será: “Inteligência emocional, O poder da escuta e da empatia, Acolhimento x permissividade, Castigos e recompensas e porque não funcionam, Porque a criança se comporta mal e as Ferramentas para substituir castigos, ameaças e gritos, como a pediatria pode ir além do olhar do médico. Para cuidar de uma criança é preciso primeiramente enxergar a sua família!

Estima-se um público de 400 pessoas, entre pais, mães e profissionais da área infantil de todo o país. As inscrições podem ser feitas pelo site/perfil do Instagram @nosenossosfilhos no valor de R$ 140,00 (valor de 1º lote) e acontecerá das 8h às 12h30, de sábado, dia 1 de Junho, no Centro de Convenções do Castro’s Park Hotel. As instituições de caridade: “Projeto Crê Ser” (da Comunidade Ramatis) e a ONG Terra Livre terão ingressos doados pelo organizador para participar da Jornada. Os convidados serão recebidos no evento pela cantora Cacá Rezende e no meio da programação contarão com um coffee-break com buffet assinado pelo Chef Valdeson Ferreira.

PROGRAMAÇÃO, PALESTRANTES E TEMAS DA “I JORNADA”

8h as 9h: Recepção e música com Cacá Rezende;
9h as 9h45min: Dra Loretta Oliveira – A visão do pediatra na dinâmica familiar;
9h45min as 10h30min: Elisama Santos – Educação não violenta: Como desenvolver a resiliência e a inteligência emocional em nossos filhos;
10h30min as 10h45min: Coffee break;
10h45min as 11h30min: Thais Basile – Educação Para a Paz – entre o Autoritarismo e a Permissividade;
11h30min as 12h15min: Guilherme Polanczyk – Cuidando da saúde mental das crianças e adolescentes;

12h15min até 12h30min: Perguntas e Encerramento.

1º PALESTRANTE

Dra. Loretra Oliveira | Foto: Divulgação

DRA LORETTA OLIVEIRA – Pediatra, mãe da Ana Luisa e Lorenzo. Formada pela Universidade Federal de Uberlândia, fez residência em pediatria na Universidade de São Paulo, sendo atualmente membro da Sociedade Goiana e Brasileira de Pediatria. Tem a subespecialidade em Oncologia Pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo, tendo exercido o sacerdócio da oncologia por 12 anos no Hospital Araújo Jorge onde era a coordenadora dos tumores cerebrais da infância e onde, com certeza, aprendeu a importância do vivenciar o hoje em toda a dinâmica de qualquer relacionamento, principalmente no âmbito familiar. Há 3 anos se apaixonou pela pediatria com um olhar mais humanizado, sendo atualmente consultora internacional do aleitamento materno, consultora do sono e Educadora Parental pela Discipline Positive Association. Busca um olhar mais amplo de toda a dinâmica familiar visando acolher e orientar famílias que enfrentam o grande desafio que é exercer a nossa parentalidade.

  • TEMA DA PALESTRA: A visão do pediatra na dinâmica familiar. Como a pediatria pode ir além do olhar do médico. Para cuidar de uma criança é preciso primeiramente enxergar a sua família!

2ª PALESTRANTE

ELISAMA SANTOS – Ela é consultora em educação não violenta e comunicação consciente. Atua auxiliando pais, professores e demais cuidadores na busca de um relacionamento de maior conexão e assertividade com crianças e adolescentes. Realiza palestras e Workshops em todo o País, além de dividir seu aprendizado e cotidiano nas redes sociais. Criadora de diversos cursos on line, acredita que educar é um processo de autoconhecimento, despertar da consciência e cura. Conhecida desde a infância como a menina brava, vivência diariamente os doces efeitos da prática da atenção e autocompaixão que dissemina com tanta entrega. Mãe de Miguel e Helena, enxerga nos filhos um convite constante a dias mais plenos e harmoniosos, e com eles aprende a aceitar e amar a vida como ela é.

Elisama Santos | Foto: Divulgação
  • TEMA DA PALESTRA: Inteligência emocional. A falta que nos fez e porque devemos estimular em nossos filhos. O poder da escuta e da empatia: como ouvir e compreender as crianças. Acolhimento x permissividade: como estabelecer limites com respeito e assertividade.

3º PALESTRANTE

THAIS BASILE: Educadora parental pela Positive Discipline Association, especializada em psicopedagogia institucional e trabalhou com pesquisa e análise de comportamento por 15 anos. Dá consultoria a pais e mães que querem mudar a forma de encarar os desafios da infância, ministra workshops, cursos e palestras e sua missão é trazer a paz para dentro do ambiente familiar, através de educação emocional e acolhimento.

A educadora parental Thais Basile | Foto: Divulgação
  • TEMA DA PALESTRA: Educação Positiva – Desconstruindo a disciplina tradicional: o que está por trás dos castigos e recompensas e porque não funcionam. Porque a criança se comporta mal e porque o adulto perde o controle. Ferramentas para substituir castigos, ameaças e gritos.

4ª PALESTRANTE:

PALESTRA MAGNA

Foto: Divulgação

DR. GUILHERME VANONI POLANCZYK.

Médico psiquiatra de crianças e adolescentes, é Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria na mesma universidade. Livre-docente em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela USP, possui pós-doutoramento em psiquiatria pelo King’s College, em Londres (Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience), e Duke University (EUA). Coordena o Núcleo de Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental da USP, é chefe da Unidade de Internação do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas e coordenador do Programa de Diagnóstico e Intervenções Precoces do Instituto. É editor de revistas científicas internacionais e figura na lista dos Highly Cited Researchers 2018, que lista os pesquisadores em todas as áreas mais influentes do mundo.

TEMA DA PALESTRA: Cuidando da saúde mental das crianças e adolescentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here