Primeira apresentação da Orquestra Feminina vai homenagear o Dia da Mulher

Apresentação será no Teatro Goiânia, com entrada franca

No dia internacional da mulher, 8 de março, a Orquestra Sinfônica Feminina de Goiânia se apresentará pela primeira vez, em homenagem ao Dia da Mulher. O objetivo da filarmônica é mostrar a crescente força das mulheres na música de concerto, em especial nas orquestras, um universo historicamente quase que exclusivamente masculino. A apresentação será às 20h, no Teatro Goiânia, com entrada franca.

A Orquestra Sinfônica Feminina será formada por musicistas das principais orquestras da cidade: Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e Orquestra Jovem Joaquim Jayme. Como solista, teremos 10 instrumentistas e cantoras que se revezarão frente à Orquestra, executando os mais variados instrumentos e repertórios, mostrando o potencial e a força das mulheres em todos os aspectos da música de concerto.

Nomes como Sabah Moraes (cantora), Nilzeth van Beethoven (violista) e Ana Paula Ferreira (trompetista) estarão entre as solistas convidadas da noite. O repertório será variado, desde obras clássicas até composições populares. A abertura da apresentação será feito em Dó Maior da compositora alemã Fanny Mendelssohn.

Goiânia teve sua primeira Orquestra Sinfônica Feminina, entre os anos 1959 e 1961, uma iniciativa da pianista Belkiss Spenciéri, contando com a regência do maestro belga Jean Douliez. A orquestra teve inúmeras apresentações em Goiânia, chegou se apresentação em praça pública em Belo Horizonte, na presença do então presidente Juscelino Kubtschek. Foi a primeira iniciativa no gênero no Brasil e a segunda no mundo, sendo destaque em revistas e jornais brasileiros e em alguns países da Europa.

Com informações da estagiária Tássia Tanara, orientada pela jornalista Dhayane Marques, pelo programa de extensão da PUC Goiás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here