Competitividade na indústria de alimentos é foco de workshop em Goiânia

Evento reunirá empresários do segmento de alimentos e bebidas

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), em parceria com o Sindicato das Indústrias da Alimentação de Goiás (Siaeg), realizam o workshop ‘Alimento Confiável’, na próxima terça-feira (12) das 8h30 às 12h, na Casa da Indústria, em Goiânia.

Seminário visa aumentar a competitividade dos empresários na área de exportação. De acordo com os dados do Instituto Mauro Borges, o setor responde por 37% do PIB industrial goiano e, apesar da expressiva participação, poucos os empresários que conseguem exportar seus produtos, justamente pela ausência de boas práticas de fabricação.

A especialista em gestão da qualidade e segurança de alimentos, Denise Faria conta que o empresário goiano precisa se adequar as boas práticas para ganhar mais mercado. “Há um enorme gargalo na cultura de qualidade. É preciso o industrial goiano conscientizar-se de que, ao investir em processos certificadores, seus produtos ganham em competitividade, inclusive abrindo portas para o mercado internacional”, garante.

Dentre as palestras ofertadas no workshop, os empresários terão a consultoria da gestora Vilma Domingos do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). O foco da palestra será em mapeamento dos riscos de contaminação cruzada, reestruturação de medidas preventivas, treinamento dos colaboradores, entre outros.

Veja a programação de palestras:

Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos
Palestrante: Denise Monteiro de Faria – delegada da ISO TC 176, auditora em sistemas de gestão integrada e coordenadora técnica do Programa Alimento Confiável.

Alergênicos
Palestrante: Tânia Maria de Souza Agostinho – biomédica, auditora fiscal do Programa Alimento Confiável, especialista em Saúde Pública.

Procompi – Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias
Palestrante: Vilma Aparecida Domingos – gestora do Procompi Goiás.

Ferramentas do Programa de Controle de Alergênicos
Palestrante: Karolline Fernandes Siqueira – coordenadora de Serviços de Tecnologia e Inovação do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas.

Com informações da estagiária Tássia Tanara, orientada pela jornalista Dhayane Marques, pelo programa de extensão da PUC Goiás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here