A Orquestra Jovem foi criada em dezembro de 2017

A Orquestra Jovem Municipal de Goiânia Maestro Joaquim Jaime abre a temporada de 2019, com o concerto ‘Clássico, Pop e Cinema’. A apresentação será no Teatro Goiânia às 20 horas, na próxima quinta-feira, 7 de fevereiro, com entrada franca. A regência está sob a responsabilidade dos maestros Eliseu Ferreira e Andreyw Batista, com o solo de violino de Ruth Oliveira.
O grupo surgiu em dezembro de 2017, já se apresentou em Mutirões realizados pela Prefeitura de Goiânia com o intuito de democratizar o acesso dos cidadãos goianos à música sinfônica. A Orquestra Jovem surgiu da fusão da Camerata Juvenil e a Banda Juvenil, a partir da reestruturação da antiga Banda Marcial de Goiânia, por meio de um projeto que criou a Rede Municipal de Núcleos Municipais de Goiânia.
Em sua estrutura funcional, a Orquestra é composta por 84 jovens com idade entre 11 e 25 anos, sendo 52 bolsistas instrumentistas da Banda Juvenil e 32 bolsistas instrumentistas da Camerata Juvenil, além de dois regentes assistentes. Com a variedade de instrumentos e instrumentistas, possibilita abranger vários estilos musicais em suas diversas formações.
Os jovens da filarmônica recebem uma bolsa de meio salário mínimo, um incentivo cultural pela efetiva participação nos ensaios, aulas teóricas e apresentações públicas. Essa ajuda está prevista dentro da Lei nº 10.149, de 12 de abril de 2018, os músicos precisam comprovar a frequência regular nas aulas e demais atividades pedagógicas do curso em que está matriculado entre outros requisitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here