Quem quiser aproveitar o feriado natalino em casa na companhia de um bom filme pode recorrer à Netflix e seu vasto catálogo. Diante de tantas opções, destaco cinco.

Sandra Bullock estrela a adaptação do livro ‘Caixa de Passáros’ – Foto Reprodução

Disponível na plataforma de streaming a partir desta sexta-feira (21), “Bird Box” é uma adaptação do livro “Caixa de Pássaros”, escrito por Josh Malerman. Na trama estrelada por Sandra Bullock, uma força misteriosa dizimou a população mundial. Para os sobreviventes, uma coisa é certa: quem a vê acaba morrendo. Na busca pelo último refúgio existente, uma mãe chamada Malorie e os dois filhos precisam enfrentar uma perigosa jornada e de olhos vendados.

Com roteiro de Eric Heisserer, de “A Chegada” (2016), a direção é da dinamarquesa Susanne Bier, vencedora do Oscar de melhor Filme Estrangeiro em 2011, por “Em Um Mundo Melhor”. O elenco também conta com Sarah Paulson, repetindo a parceria com Bullock do recente “Oito Mulheres e Um Segredo”, John Malkovich, BD Wong e Jacki Weaver. Um grande investimento da Netflix, o suspense promete deixar o público vidrado na tela do começo ao fim.

Yalitza Aparicio no vencedor do Leão de Ouro de Veneza e um dos favoritos da temporada, ‘Roma’, de Alfonso Cuarón – Foto Reprodução

Já disponível, “Roma” conquistou o Leão de Ouro do Festival de Veneza 2018 e é uma verdadeira obra-prima. Baseado nas memórias afetivas do mexicano Alfonso Cuarón, o longa acompanha Cleo (Yalitza Aparicio), uma mulher de origem indígena que trabalha para uma família de classe média no início da década de 1970. Dividida entre os afazeres domésticos e o cuidado com os filhos dos patrões, ela também precisa lidar com seus próprios problemas.

Diante de toda a carga nostálgica, Cuarón repara uma injustiça ao dar voz a quem geralmente é esquecida pela sociedade. Sua câmera revela os cenários através de movimentos que nos permite navegar juntos no tempo e na ação. Favorito ao Globo de Ouro de melhor Filme Estrangeiro, “Roma” deve também se destacar no Oscar, recebendo mais de uma nomeação. Com uma bela fotografia em preto e branco, o título faz referência ao bairro em que o cineasta cresceu.

Tim Blake Nelson vive um homem procurado em ‘The Ballad of Buster Scruggs’ – Foto Reprodução

Dividido em seis histórias do Velho Oeste, “The Ballad of Buster Scruggs”, vencedor do prêmio de melhor Roteiro de Veneza, começa de forma excepcional com o personagem-título, interpretado por Tim Blake Nelson. A essência da filmografia dos irmãos Joel & Ethan Coen se faz ali presente. O mesmo acontece com o segundo enredo protagonizado por James Franco. A partir do terceiro, há uma desacelerada e uma mudança de enfoque.

O visual impecável, explorado pela fotografia de Bruno Delbonnel, deixa tudo aprazível. Vale destacar “Cânion do Ouro”, em uma atuação cativante do cantor e compositor Tom Waits. O elenco ainda conta com Liam Neeson, Zoe Kazan e Brendan Gleeson. Passando por ambientes conhecidos como as pradarias, as montanhas e as florestas, em um clima por vezes árido e em outro frio, a produção oferece uma grande viagem cinematográfica.

Rohan Chand em cena de ‘Mogli – Entre Dois Mundos’ – Foto Reprodução

Diferente do live-action da Disney, “Mogli – Entre Dois Mundos” apresenta uma versão mais sombria, violenta e menos infantil do Menino Lobo. Criado por uma alcateia em meio às florestas da Índia, Mogli (Rohan Chand) vive com os animais e conta com a amizade do urso Baloo e da pantera Bagheera. Ele é aceito por todos, exceto pelo temido Shere Khan. Quando ele se defronta com suas origens humanas, perigos maiores do que a conflito com o tigre vem à tona.

Apesar de não ser sua estreia na direção, o filme é especial para Andy Serkis já que conta com a técnica de Captura de Movimento que o consagrou nas trilogias de “O Senhor dos Anéis” e “Planeta dos Macacos”. No elenco estão nomes conhecidos como Christian Bale, Cate Blanchett, Benedict Cumberbatch, Naomie Harris, Tom Hollander, Freida Pinto e Matthew Rhys. Repleto de efeitos especiais, “Mogli – Entre Dois Mundos” é uma aventura selvagem.

Kurt Russell se transforma em Papai Noel em ‘Crônicas de Natal’ – Foto Reprodução

Para encerrar, uma produção que tem tudo a ver com o período. Produzida por Chris Columbus, “Crônicas de Natal” traz Kurt Russell como Papai Noel. Na véspera do dia festivo, Kate e Teddy tentam flagrá-lo com uma câmera. Porém, após testemunhar sua chegada, eles pegam carona no seu trenó, causando um acidente que pode acabar com a data. Agora, os irmãos precisam unir forças com o Noel e seus leais assistentes elfos para salvar o esperado dia.

Faça sua escolha, tenha uma ótima diversão e um Feliz Natal!