Saúde alerta população para atualizar Cartão de Vacinação

(Foto: Reprodução)

medida é fundamental para a prevenção de doenças graves, entre elas sarampo, febre amarela, hepatites A e B, entre outras

Com o período de férias se aproximando, a maioria da população aproveita as férias para viajar ao exterior ou conhecer outros estados. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) fez um alerta nesta terça-feira, 27, para que as crianças, jovens e adultos, atualizem o Cartão de Vacinação. A medida é fundamental para a prevenção de doenças graves.

A gerente de Imunização e Rede de Frio da SES-GO, Clécia Vecci, frisa que já foram diagnosticados um surto de sarampo com mais de 9, 9 mil casos nas regiões Norte e Sudeste do país. “É fundamental tomar certos cuidados, além de sempre manter o cartão de vacinação em dia. Temos algumas vacinas que são necessárias, tais como: tríplice viral, febre amarela, hepatite A e hepatite B, entre outras”, destaca a gerente, que afirma que as vacinas podem ser tomadas gratuitamente.

De acordo com Clécia, a rede pública disponibiliza 27 vacinas à população. Elas protegem contra 17 doenças e fazem parte do Calendário de Vacinação e atendem crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e indígenas. Nos casos em que a pessoa não tenha o cartão de vacina, a gerente orienta que a pessoa procure a unidade que costuma se vacinar.

“Apesar de ser um sistema com pouco tempo de uso, nós temos que registrar o nome pessoa e quais foram as vacinas que ela tomou”, reforçou Clécia ao completar “se não encontrar os dados de vacinação o jeito é tomar todas as vacinas”.

Na capital, a população pode se vacinar em qualquer uma das sete unidades dos Distritos Sanitários, das 8 às 17 horas. Confira os locais no link (https://mail.google.com/mail/u/1/?tab=wm#inbox/KtbxLrjhxHFbSqnKJfPQqQbrfVDkfhxJPL?projector=1&messagePartId=0.2)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here