Aplicativo Pardal permite eleitor denunciar irregularidades nas eleições

Foto: Divulgação

Com a nova versão do app, o cidadão poderá enviar áudios, fotos e vídeos para o TRE

A Justiça Eleitoral desenvolveu o aplicativo Pardal, em que o cidadão pode fazer denúncias de irregularidades de infrações eleitorais. A versão 2018 foi lançada no mês passado e está disponível para todos os sistemas operacionais, o download é gratuito e pode ser baixado em smartphones e tablets.
O App foi lançado nas eleições de 2016, mas algumas funcionalidades permanecem na versão lançada em 2018, como o envio de áudios, fotos e vídeos. O assessor de planejamento da Secretária da Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE) Cleyton Luiz de Mel, conta que o cidadão vai poder acompanhar as denúncias protocoladas.

“Importante observar que se ficar caracterizado a má fé do usuário, o mesmo será notificado. Em caso de uma denúncia vaga, que não haja nenhum tipo de nexo, não será aceita a denúncia, principalmente nesse período de Fake News, por isso tivemos essa preocupação de poder inserir denúncias com evidências” explicou Cleyton.

Na nova versão do Pardal foi reformulada sua infraestrutura e atualizações tecnológicas, para aperfeiçoamento da performance do programa, agora é possível registrar denúncias contra partido e coligação. Com aprimoramento do sistema de triagem das denúncias, facilitará o trabalho de apuração por parte dos TREs e do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Denúncias devem ser feitas com fundamento e evidencias como vídeos, fotos ou áudios. E os cidadãos que denunciarem as irregularidades deverão se identificar colocando nome e CPF. A autoridade responsável por apurar a infração poderá manter em sigilo as informações do denunciante, a fim de garantir sua segurança.

Com informações da Estagiária Tássia Tanara, orientada pela jornalista Dhayane Marques.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here