Goiânia sedia evento nacional de trombone

(Foto: Reprodução)

Começa hoje (6) e vai até o dia 10 de agosto uma série de eventos de trombone. Goiânia será palco do V Simpósio de Trombone do Estado de Goiás, que é uma iniciativa contemplada pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e que tem o apoio da Lei Goyazes, da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Governo de Goiás.

A capital recebe, simultaneamente, o XXIV Festival Brasileiro de Trombonistas e mais três subeventos: o VI Simpósio Cientifico da ABT (Associação Brasileira de Trombonistas), o III Seminário Pedagógico de Trombone e o V Concurso Jovem Trombonista Radegundis Feitosa. A programação terá palestras, mesas-redondas, oficinas e dois concertos por dia, às 14 horas e às 19h30, sempre com entrada gratuita.

A maioria das atividades acontecerão no Centro Cultural UFG e em outras dependências da Universidade Federal de Goiás. Já o Teatro Goiânia, receberá um concerto especial, com convidados internacionais e a Orquestra Sinfônica de Goiânia. A apresentação acontece na quinta-feira (9), às 19h30, com entrada franca.

Os eventos também vão contar coma a participação de convidados internacionais, que são eles: o solista Peter Steiner (Áustria-Itália) e os professores György Gyivicsán (Universidade de Szeged-Hungria) e Lucas Borges (Universidade de Ohio-EUA) — três dos maiores nomes do instrumento no mundo hoje.

Já os músicos Carlos Freitas (OSUSP), Wagner Polistchuk (OSESP), Eduardo Machado (OSB), Lélio Eduardo Alves da Silva (UFBA), Ricardo Santos (OSB), Fernando Chipoletti (OSESP), Adib Corrêa Vera (OFG), Rafael Rocha (RJ) e Nilson Amarantes (PE) estão entre as atrações nacionais confirmadas. Os grupos T-Bones Brasil Ensemble (RJ), Trombonismo (SP) e Trombominas (MG) também garantiram presença.

O Marcos Botelho, coordenador das atividades, disse que essa iniciativa possui grande relevância, pois reúne alunos, professores e profissionais em um mesmo espaço, possibilitando a troca de experiências, o desenvolvimento musical e a divulgação do instrumento junto ao público. “O trombone é um instrumento dos mais versáteis e populares, está presente nas orquestras, na música popular, nas bandas, nos mais diversos gêneros e estilos musicais”, lembra ele.

Botelho é trombonista, docente e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG). “Estamos muito orgulhosos de sediar estes eventos em Goiânia”, diz. A programação completa e outras informações estão disponíveis no site da Associação Brasileira de Trombonistas: www.abt.mus.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here