CAR deve atender 300 mil pessoas, durante festa de Trindade

Nesta quinta-feira (21) a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Governo do Estado inauguram o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), às 8 horas, na GO-060, em Trindade. A solenidade de abertura vai contar com a presença do governador José Eliton e da presidente de honra da OVG, Fabrina Müller.

O CAR tem a expectativa de atender cerca de 300 mil pessoas até o dia 1º de julho, data em que se encerra a Romaria do Divino Pai Eterno. Na estrutura montada na rodovia, os romeiros que fazem sua caminhada de fé até Trindade vão receber lanche (leite puro com canela, café, chá, suco, pão com mortadela ou manteiga e água), além de aproveitar uma para fazer uma pausa e descansar e, depois, prosseguir na caminhada.

Como de costume, o espaço vai funcionar 24 horas e tem o suporte de mais de 120 pessoas por dia (entre funcionários da OVG, voluntários e bolsistas do Programa Bolsa Universitária). Eles se revezam na produção e distribuição de lanches, durante dos dez dias de festejos, para os peregrinos.

Estrutura

O Centro de Apoio ao Romeiro de Trindade tem quase 2 mil metros quadrados de área física, cozinha, capela para orações e mais de 20 banheiros químicos, sempre abastecidos com papel toalha e papel higiênico. A estrutura conta ainda com um posto de comando da Polícia Militar, uma ambulância e uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros, que ficarão de prontidão 24 horas. Enfermeiras também estarão de plantão para fazer atendimentos de primeiros socorros.

Parcerias

O CAR tem o apoio de vários órgãos do Estado e de empresas parceiras que doam diversos produtos, como alimentos e materiais descartáveis. Para esta edição, a OVG também firmou parceria com o Centro de Readaptação e Reabilitação Dr. Henrique Santillo (CRER) que reforçará o atendimento aos romeiros.

O projeto “CRER aos Romeiros” vai contar com enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos do hospital que estarão no local para oferecer atendimento e prevenir lesões durante a caminhada. A iniciativa irá fortalecer o trabalho no CAR, que todos os anos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Trindade, oferece atendimentos de primeiros socorros. Só no ano passado, foram 3.662.

A equipe do CRER irá atender nos horários de maior movimentação de romeiros e fará aferição de pressão e glicemia, alongamentos e orientações sobre uma caminhada saudável e sem lesões. Os profissionais também distribuirão panfletos com orientações sobre como abordar e como ajudar a pessoa com deficiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here